TUDO SOBRE CUTILAÇÃO: 7 DÚVIDAS EXPLICADAS SOBRE CUTÍCULAS PARA FACILITAR A MANICURE

Quer saber tudo sobre cutilação? Confira um guia com 7 dicas! (Foto: Shutterstock)


Cutículas bem feitas fazem qualquer manicure ficar mais bonita. Afinal, de nada adianta usar aquele esmalte lindo de morrer se a pele ao redor do dedo está ressecada ou machucada, né? Seja para quem gosta de deixar as cutículas bem fundas, ou para quem parou de removê-las, o Tudo Sobre Make preparou um guia com 7 informações e dúvidas relacionadas à cutilação para você aprender a fazer a manicure cada vez melhor. Confira!

1. Há maneiras de amolecer as cutículas além do potinho com água e creme

Quem faz as unhas sabe que é preciso amolecer as cutículas para que eles sejam removidas facilmente. O famoso potinho com água é o mais conhecido, além do creme hidratante ou das ceras próprias para cutículas, mas você sabia que existem outras formas de deixar a pele amolecida?
Uma delas é usar uma esponjinha de rosto macia e esfregá-la pelos cantinhos das unhas, para amolecer e esfoliar as cutículas ao mesmo tempo. Já outra dica caseira é esfregar uma misturinha de mel e açúcar nos dedos, dois ingredientes que já são velhos conhecidos das esfoliações faciais caseiras e conseguem amolecer as pelinhas ao mesmo tempo em que hidrata: para fazer, use uma colher de sopa de açúcar para cada três colheres de sopa de mel. Depois, é só aplicar nos dedos com movimentos circulares e deixar agir por alguns minutinhos.

2. Cutícula funda pode abrir espaço para bactérias

Cutícula funda é tradição entre as brasileiras, e o argumento é que as unhas ficam mais "limpas", com cara de "bem feitas". Mas retirar as cutículas em excesso pode não ter só a ver com estética, mas sim com saúde. É que a pele ao redor das unhas está ali protegê-las de bactérias, vírus e fungos, e ao ser retirada, a unha fica muito mais vulnerável a doenças, principalmente ao retirar os temidos "bifes".
Dica: Para quem não quer deixar de remover as cutículas, a dica é levar seu próprio kit unha com alicate esterilizado ao salão, para evitar o contágio de doenças.

3. As cutículas podem voltar a ficar finas e bonitas de novo

Cada vez mais brasileiras estão deixando de cutilar para apenas hidratar as cutículas. O hábito já é conhecido entre as gringas, e se você decidiu parar de tirar as pelinhas, mas não acredita que elas podem nascer finas e grudadinhas nas unhas como antes, saiba que elas pode, sim, voltar ao normal! O processo leva um tempinho e você precisa ter um dose extra de cuidados com elas, como hidratar, cortar as cutículas mais altas e esfoliar a pele ao redor da unha. Aqui, você encontra todos os passos para começar a parar de cutilar.

4. Cutículas hidratadas ficam mais bonitas

Não importa se você é do time que remove as cutículas ou do que decidiu parar de tirar as pelinhas: o creme hidratante deve ser seu melhor amigo para fugir do ressecamento. Quem tem a pele das mãos naturalmente seca ou quem não costuma passar creme na área pode sofrer com as cutículas ressecadas, e os cremes hidratantes são quem salva essa aparência. A dica é aplicar o creme todos os dias, e não apenas na hora da manicure: quanto mais você hidratar, mais as cutículas vão ficar finas e saudáveis, sem risco de racharem ou engrossarem.

5. Cutículas também podem ser esfoliadas para evitar ressecamento

Assim como a pele do rosto e corpo, as cutículas também podem ser esfoliadas para a remoção de impurezas que o removedor de esmalte não consegue tirar, como aquela manchinha de esmalte escuro que não sai das laterais dos dedos. Além disso, esfoliar ajuda a deixar a cutícula mais fina e diminuir o uso do alicate - o que é legal para quem decidiu parar de cutilar. Para esfoliar, basta usar um lixa polidora ou uma escovinha pequena, fazendo movimentos sutis de vai e vem por cima das unhas.

6. Apoiar as mãos em uma superfície ajuda a cutilar melhor

Se você ainda não se sente segura na hora de fazer a unha sozinha, saiba que existem algumas dicas muito simples que vão te ajudar a praticar essa habilidade. Na hora de cutilar, apoie as mãos em uma superfície plana para te dar maior firmeza. Assim, você não corre o risco de afundar o alicato e tirar um "bife" sem querer.

7. Tirar as cutículas não as faz crescerem mais rápido ou mais grossas

Muita gente acredita que, quanto mais se cutila, mais rápido e mais grossa a pelinha ao redor do dedo irá crescer. Porém, isso é mais um mito sobre unhas: o que acontece é que, quando removemos a cutícula, ela se forma novamente para proteger a unha, que está vulnerável, mas há sempre um limite para o seu crescimento. Quem tem a impressão de que a cutícula nasce mais seca pode não estar hidratando regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário